Compartilhe este texto

Caso Escola Base: a notícia falsa de pedofilia

Por Portal Do Holanda

22/01/2016 20h40 — em
Brasil



O caso Escola Base é um dos mais notórios da história do jornalismo no país. Uma sequência de erros cometidos pela polícia e também pela imprensa levou uma escola infantil, no bairro da Aclimação, em São Paulo, a se tornar exemplo de como é possível acabar com vidas a partir de suposições e situações não apuradas.

Em março de 1994, os proprietários da Escola Base, Icushiro Shimada, Maria Aparecida Shimada, a professora Paula Milhim e o esposo, o motorista Maurício Alvarenga, foram acusados injustamente de terem abusado sexualmente de crianças de quatro anos. Havia também queixas de que os quatro aproveitavam o horário escolar para levar os estudantes para motéis, onde seriam filmados e fotografados nus.

Tudo era mentira e eles foram inocentados. No entanto, nada foi simples. Agora, 28 anos depois, a Globoplay lança o documentário "Escola Base - Um Repórter Enfrenta o Passado" com o foco em Valmir Salaro, o jornalista da Globo que primeiro falou sobre o caso durante um jornal da TV Globo. Como uma sessão de terapia da qual o público pode participar, a produção acompanha o repórter revisitando os fatos e explicando o seu lado da história. É memorável, porém, que em nenhum momento Salaro tenta se defender. Ao contrário: é como se o jornalista pegasse para si a culpa do que aconteceu com as famílias envolvidas no caso. 

Duas mães denunciaram um possível caso de abuso de seus filhos dentro da Escola Base. A partir de então, começa uma histeria coletiva que poderia ter sido freada pela imprensa ou pela polícia, mas ambas só colocaram mais lenha na fogueira.

Depois que um laudo da perícia deu positivo para o abuso sexual de uma das crianças, o circo foi montado e, a partir de então, a escola foi depredada, os acusados foram torturados e ameaçados e suas vidas foram destruídas. O exame foi refeito tempos depois, pelos mesmos profissionais, e deu negativo - o "abuso" era, na verdade, marcas decorrentes da prisão de ventre da criança.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil