Compartilhe este texto

Caso Marielle: STJ rejeita pedido de impeachment contra Domingos Brazão

Por Portal Do Holanda

28/08/2024 13h38 — em
Brasil


Domingos Brazão — Foto: Reprodução/TV Globo

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou, sem discussão, o pedido de impeachment contra Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ). A decisão, tomada por unanimidade em 21 de agosto, ocorreu durante um bloco de processos, sem leitura de votos ou discussão pública.

Domingos Brazão e seu irmão, o deputado Chiquinho Brazão, são réus no Supremo Tribunal Federal (STF) como supostos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco. Ambos estão presos desde o final de março. O STJ recebeu o pedido de impeachment após a prisão dos irmãos, feito por deputados e vereadores do PSOL. O relator do caso, ministro Raul Araújo, e os demais ministros entenderam que não há ligação direta entre a suposta autoria intelectual do homicídio e um "crime de responsabilidade" que justificaria o impeachment.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) também se manifestou contra o pedido, alegando que não há base legal para a analogia ao crime de responsabilidade e sugeriu que a perda do cargo público deve ser considerada somente como efeito de uma eventual condenação no STF. O PSOL havia solicitado o impeachment de Domingos Brazão com base em alegações de que ele deveria ser punido por crime de responsabilidade e perder imediatamente seus vencimentos.

A defesa de Brazão nega as acusações, afirmando que ele é inocente e aguardando a conclusão do processo no STF, que deve julgar os irmãos até o final do ano.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil