Cenipa conclui análise de caixas-pretas de avião que caiu no Cazaquistão
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) finalizou, nesta segunda-feira (6), a análise das caixas-pretas do avião Embraer 190 que caiu em 25 de dezembro no Cazaquistão, resultando em 38 mortes e 29 feridos. A aeronave, operada pela Azerbaijan Airlines, decolou de Baku com destino à cidade russa de Grózni, mas tentou um pouso de emergência em Aktau. Representantes do Cazaquistão, Azerbaijão e Rússia acompanharam o trabalho conduzido no Brasil.
Os dados extraídos serão entregues à Autoridade de Investigação do Cazaquistão, que conduzirá a análise final e publicará o relatório do acidente. Embora ainda não haja informações conclusivas, a FAB informou que as tecnologias usadas permitiram capturar dados precisos sobre a trajetória, velocidade e funcionamento do avião.
Há suspeitas de que disparos russos possam ter causado o acidente, devido a ações de defesa aérea durante ataques de drones ucranianos. O presidente Vladimir Putin pediu desculpas ao Azerbaijão, classificando o incidente como trágico, sem assumir diretamente a responsabilidade.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil