Centro Carter apresenta atas e diz que González venceu Maduro na eleição venezuelana
O Centro Carter apresentou, nesta quarta-feira (2), à Organização dos Estados Americanos (OEA), as atas eleitorais que mostram que Edmundo González venceu Nicolás Maduro nas eleições da Venezuela.
As eleições ocorreram no dia 28 de julho, que teve Nicolás Maduro declarado vencedor em meio a acusações de fraude após as atas não serem divulgadas. O Centro Carter foi um observador das eleições venezuelanas.
"Acabo de receber o que foi enviado por correio internacional e gostaria de compartilhar com vocês depois da sessão para que possam ver que estas são atas originais da Venezuela que têm um código QR muito significativo", disse Jennie K. Lincoln, assessora para a América Latina e o Caribe do Centro Carter.
Segundo Jennie, este código permitiu às testemunhas, aos observadores eleitorais de milhares e milhares de centros de votação, recolherem informações de maneira sistemática a partir de dados originais produzidos pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE).
Ainda conforme a representante do Centro Carter, os dados mostram que "Edmundo González obteve mais de 67% dos votos e Nicolás Maduro conseguiu 31%", porém, "a responsabilidade" de proclamar esse resultado recai sobre a autoridade eleitoral.
O CNE declarou Nicolás Maduro como vencedor das eleições, mas não houve comprovação por meio da divulgação das atas eleitorais.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil