Compartilhe este texto

Começa reunião da Anvisa para aprovar vacinas contra coronavírus no Brasil

Por Portal Do Holanda

17/01/2021 9h18 — em
Brasil


Reunião deve durar cinco horas - Foto: Reprodução Youtube Anvisa

Os olhos de toda imprensa estão para a reunião da Anvisa que acontecerá pelas próximas cinco horas e deve decidir sobre a autorização do uso emergencial das vacinas Coronavac e Oxford. O país atravessa a segunda onda da pandemia e Manaus, no Amazonas, atravessa uma crise sanitária sem precedentes que já resulta na morte de centenas de pessoas por conta da falta de oxigênio nos hospitais.

Marcadas para às 10h, a sessão da Anvisa vai reunir diretores, pesquisadores, técnicos e outros profissionais que vão analisar critérios como eficácia e segurança das duas vacinas.

A análise, porém, deve acontecer de forma separada: primeiro a análise da Coronavac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan e em seguida será apresentada a vacina de Oxford, do laboratório Astrazeneca. Toda a reunião será transmitida via TV e internet e todos os envolvidos prometeram usar linguagem simples e clara para que toda a população possa entender.

A reunião acontecerá em 4 etapas sendo a primeira a apresentação técnica dos dados da vacina, a segunda o vota da relatora dos pedidos, a terceira, o voto dos diretores e a quarta a publicação do resultado da Anvisa. Para serem aprovadas, as vacinas precisam ter no mínimo três votos favoráveis dos cinco que serão listados.

A Anvisa garante que pautará sua decisão inteiramente em critérios técnicos para assegurar a segurança da população. Uma vez aprovados os imunizantes, a vacinação começa em até dois dias no país.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil