Compartilhe este texto

Deputada evangélica recua e pede retirada de sua assinatura como autora do PL Antiaborto

Por Portal Do Holanda

17/06/2024 13h54 — em
Brasil


Foto: Câmara dos Deputados

A deputada federal Renilce Nicodemos (MDB-PA) solicitou, nesta segunda-feira (17), a retirada da assinatura dela do Projeto de Lei que criminaliza o aborto após as 22 semanas de gestação, e cuja punição é de até 20 anos de prisão para a mulher que realizá-lo. 

Renilce é evangélica e integra a bancada evangélica da Câmara dos Deputados, onde o projeto está em trâmite. Ao todo, 33 deputados assinaram o documento, sendo 12 mulheres. 

À Folha de S. Paulo, a deputada afirma que é contra o aborto, exceto nos casos previstos por lei, e que após analisar o projeto em questão, percebeu que ele não está "de acordo com o meu pensar e a forma com a qual eu defendo crianças e mulheres".  

"Antes eu tinha entendido que era um projeto que daria benefícios e proteção às mulheres. Mas fui me aprofundar e vi que no texto tem uns parágrafos que diz que a mulher terá pena maior do que o próprio estuprador. Preferi fazer a retirada da assinatura porque tenho certeza absoluta que esse projeto não irá favorecer nem as mulheres nem as nossas crianças, somente esses agressores e estupradores. Sou contra o projeto", diz ela. 

Renilce chegou a ser sondada para ser relatora do texto, mas não aceitou. Na quarta-feira passada (12), os deputados aprovaram em votação-relâmpago um requerimento de urgência para o PL ser analisado. A decisão causou uma comoção e manifestação em todo o Brasil.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil