Deputado francês compara carne brasileira a lixo e Lula repudia fala

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu, nesta quarta-feira (27), às críticas do deputado francês Vincent Trébuchet, que comparou a carne brasileira a lixo em uma sessão da Assembleia Nacional da França.
“Nossos agricultores não querem morrer e nossos pratos não são latas de lixo”, disse o parlamentar durante sessão, na noite de ontem, que rejeitou o acordo entre Mercosul e União Europeia (UE).
Lula repudiou a declaração e afirmou que o agronegócio brasileiro continuará crescendo, desafiando as críticas estrangeiras. "Eu quero que o agronegócio continue crescendo e causando raiva num deputado francês, que achincalhou os produtos brasileiros, porque nós vamos fazer o acordo do Mercosul.", disse Lula durante um evento em Brasília nesta manhã.
O líder brasileiro também reforçou sua intenção de concluir o acordo entre Mercosul e União Europeia (UE) ainda em 2024, destacando que, "se os franceses não quiserem o acordo, eles não apitam nada", já que a decisão cabe à Comissão Europeia. A reação de Lula ocorre no contexto de uma polêmica envolvendo a rede Carrefour, que recentemente anunciou que deixaria de comercializar carne do Mercosul, gerando um boicote por parte de produtores brasileiros.
Veja também

ASSUNTOS: Brasil