Diretor da Abin depõe na PF sobre suposta espionagem contra o Paraguai

ouça este conteúdo
|
readme
|
Luiz Fernando Correa, atual diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e o ex-diretor-adjunto Alessandro Moretti, devem depor hoje, na sede da Polícia Federal, sobre um suposto esquema de espionagem ocorrido dentro da instituição na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Os dois serão ouvidos na tarde desta quinta-feira (17), mas em salas separadas. A PF investiga se a “Abin Paralela”, como ficou conhecida, teria realizado um ataque hacker ao Paraguai para conseguir informações privilegiadas sobre taxas referentes à Usina Hidrelétrica de Itapu.

Cassada e condenada à prisão, Zambelli chora
A investigação aponta que o ataque teria ocorrido em meados de 2022, e a informação partiu de dois agentes da própria Abin. A situação é tratada como uma contraespionagem e se deu no momento em que o Brasil negociava a revisão do tratado que estabelece a divisão de energia entre os países.

ASSUNTOS: Brasil