Compartilhe este texto

É falso que Suramin e Ivermectina eliminam vacina contra covid do corpo

Por Portal Do Holanda

12/03/2024 12h24 — em
Brasil


Foto: Prefeitura de Itajaí/Divulgação/Arquivo

Circula nas redes sociais um vídeo em que o médico José Nasser faz afirmações falsas sobre as vacinas contra covid-19 e os medicamentos suramina e ivermectina.

No vídeo gravado em 2021, ele afirma que o suramin restaura uma mitocôndria (uma parte das células) destruída pela proteína S, mas na realidade, essa proteína é uma estrutura existente no SARS-CoV-2, vírus que causa a covid, e é responsável por ligar o vírus à célula humana.

O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Renato Kfouri, explica que nem a covid nem a vacina são capazes de destruir mitocôndrias ou alterar o DNA de uma pessoa. “Não existe isso. Quanto mais em alimentos ou substâncias como suramin e ivermectina, que sequer têm ação antiviral ou capacidade de reverter resultados de vacina ou de lesão celular”, contou em entrevista ao Estadão.

José Nasser defende que a Ivermectina pode ser usada como uma espécie de antídoto à vacina contra a Covid-19, pois para ele o remédio quebra a proteína que estiver no sangue de quem foi imunizado.

Desde o início da pandemia da Covid-19, a Ivermectina foi – e ainda é – um medicamento defendido por negacionistas com a justificativa de tratar a doença, no entanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que o remédio não trata a covid, e é indicado apenas para tratamento contra vermes ou parasitas, como elefantíase, lombriga e sarna.

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, as vacinas contra a Covid são eficazes e limitam a transmissão do vírus SARS-CoV-2. Mesmo não sendo 100% eficaz na prevenção, pacientes vacinados tem mais chance da doença não evoluir para um caso mais grave.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil, Saúde e Bem-estar

+ Brasil