Compartilhe este texto

Eleições: Saiba o que é assédio eleitoral no trabalho e como denunciar

Por Portal Do Holanda

02/10/2024 9h06 — em
Brasil


Foto: Arquivo/Agência Brasil

Com o primeiro turno das eleições municipais de 2024 marcado para este domingo (6), o número de denúncias de assédio eleitoral no ambiente de trabalho aumentou significativamente. Até setembro deste ano, o Ministério Público do Trabalho (MPT) já havia recebido 513 queixas relacionadas ao tema.

Entre janeiro de 2021 e agosto de 2024, o Tribunal Superior do Trabalho registrou 249 novos processos sobre assédio eleitoral. No período entre maio e outubro de 2024, mais de 1 milhão de petições foram analisadas pela Justiça do Trabalho, com 212 processos identificados como ligados ao assédio eleitoral.

O assédio eleitoral no trabalho ocorre quando patrões ou colegas pressionam funcionários a votar em candidatos ou partidos específicos, por meio de coação, ameaças ou constrangimentos. A prática é considerada crime, conforme previsto no Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965), e pode resultar em multa, indenização ou até prisão.

As vítimas podem denunciar o assédio ao MPT, à Justiça Eleitoral ou a sindicatos, que oferecem apoio e garantem o sigilo da identidade dos denunciantes.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil