Compartilhe este texto

Eleitores usam óculos-espião para comprovar compra de votos em cidade do Pará

Por Portal Do Holanda

21/10/2024 8h58 — em
Brasil


Foto: Reprodução/Fantástico e Reprodução/Instagram

Em Ourilândia do Norte, no Pará, eleitores utilizaram óculos com câmera embutida para comprovar que votaram no vereador Edivaldo Borges Gomes, conhecido como Irmão Edivaldo (MDB). O esquema de compra de votos foi revelado após uma mesária notar eleitores usando o mesmo tipo de óculos com armação grossa. Ao abordar uma adolescente com o acessório no bolso, a mesária acionou a Justiça Eleitoral, que confirmou a presença de uma câmera nos óculos.

A adolescente confessou que recebeu uma oferta de R$ 200 de um desconhecido para votar no candidato e que o pagamento só seria feito após a comprovação do voto por meio das filmagens.

Irmão Edivaldo foi preso em flagrante e liberado após pagar fiança. Ele pode responder por compra de votos e associação criminosa, assim como os cabos eleitorais e eleitores envolvidos. A pena para esse tipo de crime pode chegar a quatro anos de prisão, além de multa.

De acordo com o Ministério da Justiça, entre agosto e outubro, foram registrados 765 casos de compra de votos no Brasil, com 576 prisões e mais de R$ 22 milhões apreendidos em ações contra corrupção eleitoral. O vereador não respondeu às tentativas de contato da reportagem.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil