'Em algumas décadas, idioma falado no Brasil se chamará brasileiro', diz linguista
O linguista português Fernando Venâncio, em seu livro "Assim Nasceu uma Língua", argumenta que o português nada mais é do que uma variação que ganhou sua própria identidade, com isso ele sugere que o português no Brasil pode, eventualmente, se tornar um idioma distinto, chamado "brasileiro", devido às diferenças crescentes entre as variantes.
Venâncio explica que o português originou-se na Galícia, atual região da Espanha, e não em Portugal e se desenvolveu no Reino da Galiza após a queda do Império Romano, antes de se espalhar para o que hoje é Portugal. Ele destaca que Lisboa, por exemplo, foi dominada pelos árabes e usava o moçárabe até a formação do reino português em 1139.
O linguista também nota influências galegas no português brasileiro, como o diminutivo "-inho" e a expressão nordestina "oxente". Apesar das mudanças e influências, Venâncio acredita que a separação entre o português europeu e o brasileiro é inevitável, embora linguistas de ambos os lados do Atlântico ainda vejam uma forte unidade entre as variantes. Venâncio não entra nestas questões técnicas. Diz, no entanto, que a linguagem brasileira que chama de "espontânea", mais distante da norma culta tradicional, está aos poucos separando a nossa variante do português europeu.
Venâncio encerra seu livro prevendo que o português pode se dividir em diferentes idiomas no futuro, refletindo a evolução natural das línguas ao longo da história.
ASSUNTOS: Brasil