Empresas que investem em saúde mental têm retorno de 4x em produtividade, diz OMS

ouça este conteúdo
|
readme
|
Empresas que investem em saúde mental e em relações saudáveis no ambiente de trabalho colhem resultados diretos em produtividade, retenção de talentos e inovação. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que para cada dólar investido em saúde mental, as empresas conseguem um retorno de quatro dólares em aumento de produtividade. Esses números refletem o impacto positivo que a saúde mental têm no desempenho organizacional.
A psicologia organizacional se tornou um pilar estratégico para melhorar o ambiente de trabalho. Luanna Cunha, psicóloga clínica e organizacional, destaca que o objetivo vai além de criar um ambiente agradável."É sobre preparar as equipes para performarem em sua melhor versão, mesmo diante de desafios", afirmou.

A delação de Cid e o futuro da justiça no Brasil
O psicólogo organizacional atua no diagnóstico de necessidades emocionais e comportamentais e na implementação de soluções para promover o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Estudos demonstram que programas estruturados de bem-estar nas empresas resultam em alta eficácia. De acordo com um levantamento da Deloitte (2020), empresas com essas iniciativas são 2,5 vezes mais eficazes aos olhos dos colaboradores. Além disso, a International Labour Organization (ILO) aponta que 77% dos trabalhadores já enfrentaram algum tipo de esgotamento emocional, evidenciando a importância de cuidar da saúde mental para reduzir o burnout.
A Permah Consultoria e Psicologia se destaca ao implementar práticas como o mapeamento psicossocial, a liderança humanizada e a segurança psicológica, promovendo ambientes de trabalho mais saudáveis e eficientes.
"Nosso trabalho é traduzir a ciência em práticas que ajudem empresas a transformar suas culturas organizacionais", afirma Luanna. A empresa adota ferramentas como mindfulness, gestão emocional e capacitação de líderes empáticos para garantir a sustentabilidade e o bem-estar no ambiente corporativo.
Veja também

ASSUNTOS: Brasil