Encoberta por fumaça, São Paulo pode ter chuva escura e tempestade de areia
A fumaça dos incêndios que tomou o interior de São Paulo e a Amazônia deve causar fenômenos preocupantes no estado neste fim de semana: a chuva escura e a tempestade de areia.
Segundo meteorologistas, a combinação da poluição com as nuvens carregadas resultará em precipitações com partículas de fuligem, que podem tornar a água da chuva turva e causar danos à saúde e ao meio ambiente. A previsão é de que a chuva escura ocorra no domingo (25).
Os ventos fortes, que atingem até 90 km/h em algumas regiões, espalham a fumaça e intensificam a situação, além de haver a possibilidade de uma tempestade de areia em algumas cidades do interior. A estimativa é de César Soares, meteorologista da Climatempo.
Além da chuva escura, a população também enfrenta problemas com a qualidade do ar e a visibilidade reduzida, assim como ocorreu com o estado do Amazonas na semana passada, quando a capital, Manaus, chegou a ficar encoberta de fumaça e qualidade do ar insalubre durante cinco dias consecutivos.
Em São Paulo, as queimadas locais já causaram diversos transtornos, como interdição de rodovias e prejuízos à agricultura, além de deixar a qualidade do ar péssima em diversos municípios.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil