Entenda o que é mieloma múltiplo, câncer que matou Cristina Lôbo

ouça este conteúdo
|
readme
|
A jornalista Cristina Lôbo morreu nesta quinta-feira (11) aos 63 anos, após uma longa batalha contra um tipo raro de câncer, o mieloma múltiplo. A doença é um câncer na medula óssea, tecido do interior dos ossos que é responsável por produzir as células sanguíneas.
Com a doença, ocorre uma alteração genética das células sanguíneas chamadas de linfócitos de célula B, que causa uma proliferação descontrolada. "O acúmulo faz a medula óssea ser invadida. Quando o câncer se instala e vai progredindo, as células fabricam substâncias que danificam diretamente os ossos", explicou o oncologista André Murad, professor da UFMG ao Uol.

Omar, Braga e o vídeo de Paula Litaiff
A doença causa fraqueza e ocasiona fraturas, osteoporose e um processo de destruição dos ossos, fazendo com que o tecido libere cálcio no sangue. Ocorre também a diminuição de produção de outras células como glóbulos vermelhos, causando anemia e sintomas como fraqueza e tontura. De acordo com o especialista, apesar de ser considerado raro, é o segundo tipo de câncer sanguíneo mais frequente.
Veja também

ASSUNTOS: Brasil