Entenda por que a Sexta-feira Santa é o único dia do ano sem celebração de missas

ouça este conteúdo
|
readme
|
A Semana Santa é a época mais importante do ano para a Igreja Católica, com diversas missas em celebração à crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo. No entanto, há uma exceção: na Sexta-feira Santa, que em 2025 cai no dia 18 de abril, não há celebração de missa. Segundo a tradição católica, que remonta ao século IV, esse dia representa um momento de luto e silêncio pela morte de Jesus na cruz.
Padre Leandro dos Santos explica que essa ausência da missa simboliza a solidão e a espera pela ressurreição de Cristo. Apesar disso, a igreja realiza a Solene Ação Litúrgica da Paixão do Senhor, com leituras bíblicas e adoração da cruz, e os fiéis recebem a Sagrada Comunhão com hóstias consagradas na véspera, durante a Missa da Ceia do Senhor.

Guerra do garimpo e a riqueza que o País despreza
A Sexta-feira Santa também é marcada pelo jejum e pela abstinência de carne, como forma de penitência e respeito ao sacrifício de Jesus. É um dia de reflexão e gratidão entre os fiéis, que aguardam a celebração da Páscoa com a ressurreição de Cristo.

ASSUNTOS: Brasil