Compartilhe este texto

Entidades afirmam que Yanomami foram atacados por garimpeiros durante cerimônia fúnebre

Por Portal Do Holanda

02/05/2023 0h04 — em
Brasil


Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os indígenas yanomami foram alvos de ataques de garimpeiros durante cerimônia fúnebre, na comunidade Uxiú, segundo informações de dirigentes das entidades Hutukara Associação Yanomami (HAY) e Texoli Associação Ninam Estado de Roraima (Taner).

Em nota divulgada, nesta segunda-feira (01), as entidades que atuam na região, afirmaram que os indígenas que estavam às margens do rio Mucajaí participando do ritual foram alvos de seis garimpeiros e o agente de saúde Ilson Xirixana, de 36 anos, foi morto com tiro na cabeça e outros dois indígenas foram baleados.

Após o confronto, as associações informaram que novos ataques podem ocorrer. Isso porque a liderança da comunidade Uxiú se organiza para atacar barcos de garimpeiros que passarem próximos às margens do rio Mucajaí. "Isso significa que pode ocorrer a qualquer momento mais uma tragédia naquela região."

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil