Esqueceu de declarar o Imposto de Renda 2024? Saiba como regularizar situação

ouça este conteúdo
|
readme
|
O prazo para declarar o Imposto de Renda encerrou na sexta-feira (31), com isso, a Receita Federal alerta que aqueles que são obrigados a declarar e não o fizeram, devem pagar uma multa de, no mínimo, R$ 165,74, que aumenta a cada mês, podendo chegar a 20% do valor do imposto.
Além da multa, a não declaração pode resultar em consequências mais graves, como deixar o CPF irregular, impossibilitando a emissão de passaportes ou movimentações financeiras, entre outros.

Direita prega a intolerância em ato pela anistia
A regularização da situação, no entanto, não é muito complicada. A Receita Federal solicita que quem não fez a declaração no prazo, a envie o quanto antes. Ela pode ser enviada usando os mesmos programas disponíveis online (pelo programa baixado no desktop, site do gov.br ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda para celular).
O órgão diz que, ao transmitir a declaração, a notificação de lançamento e o DARF da multa por atraso serão gerados juntamente com o recibo de entrega. O contribuinte terá um prazo de 30 dias para efetuar o pagamento da multa. Após esse período, serão aplicados juros de mora, conforme a taxa Selic.
Veja também

ASSUNTOS: Brasil