Compartilhe este texto

Ex-funcionário do X Brasil comenta fechamento do escritório no país: 'Inesperado'

Por Portal Do Holanda

03/09/2024 16h26 — em
Brasil


Reprodução YouTube / National Geographic e Logotipos do Twitter - Montagem: Jhonata Lobato

Um ex-funcionário do X, empresa de Elon Musk, relatou que o fechamento do escritório da empresa no Brasil, ocorrido há cerca de 15 dias, foi "totalmente inesperado".

"Foi totalmente inesperado. Por mais que eu soubesse do aumento das tensões do X no Brasil, os resultados da equipe estavam ótimos, e não achei que isso ia acontecer", disse o ex-funcionário sob anonimato. 

Em 15 de agosto, a equipe do X Brasil, composta por cerca de 35 pessoas, participou de uma reunião online com a CEO Linda Yaccarino. Nessa reunião, foram expressas preocupações com o cenário operacional no país, mas sem menção ao fechamento do escritório. No sábado seguinte, uma nova reunião foi convocada, na qual a equipe foi informada sobre o encerramento das operações e a perda de seus empregos, devido a "complexidades legais".

O ex-funcionário disse que, logo após a reunião, os acessos ao sistema da empresa foram bloqueados e as verbas rescisórias, com exceção da multa do FGTS, foram pagas. No entanto, o pagamento da multa foi suspenso após o bloqueio das contas da Starlink, ordenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir o pagamento de multas judiciais contra o X. A empresa de RH terceirizada comunicou aos ex-funcionários que não havia previsão para o depósito dos valores.

Embora o ex-funcionário tenha elogiado a coesão da equipe e mencionado que o mercado de trabalho tem sido receptivo, ele expressou preocupação com a falta de comunicação do X sobre o assunto. O escritório global do X e o escritório de advocacia Veirano Advogados, que representa a Starlink, não comentaram o caso.
 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil