Compartilhe este texto

Gerentes da Caixa perdem cargo após barrarem operação de R$ 500 milhões por ser arriscada

Por Portal Do Holanda

12/07/2024 10h48 — em
Brasil


Edifício-sede do banco Caixa Econômica Federal. - Foto: Agência Senado

Daniel Cunha Gracio e Maurício Vendruscolo, gerentes da Caixa Econômica Federal, foram destituídos de seus cargos na segunda-feira (8), após vetarem uma operação de R$ 500 milhões em letras financeiras do Banco Master. A compra, considerada de alto risco pela área técnica do banco, foi descrita como "atípica" e "arriscada" por especialistas.

Um documento sigiloso de 19 páginas da área de renda fixa da Caixa Asset, responsável pela gestão de investimentos, alertou para os perigos da operação. Nele, o modelo de negócios do Banco Master foi descrito como "de difícil compreensão" e tendo "alto risco de solvência".

Apesar da oposição, a compra das letras financeiras do Banco Master continuou em discussão no comitê de investimentos da Caixa Asset em 4 de julho. Daniel, gerente da renda fixa, e Maurício, da renda variável, foram responsáveis pela retirada da proposta da agenda. Quatro dias depois, ambos foram destituídos de seus cargos pela cúpula do banco.

A Caixa Asset nunca havia investido um montante tão elevado em uma instituição com perfil de risco semelhante ao Banco Master, que possui rating interno de BB+, considerado mediano.

Em nota, a Caixa Asset afirmou que "as operações em negociação são sigilosas e ocorrem de acordo com a estratégia da empresa".


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil