Gilmar recua e julgamento de Collor será retomado na segunda-feira

ouça este conteúdo
|
readme
|
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), retirou neste sábado (26) o pedido de destaque que levaria ao plenário o julgamento sobre a prisão do ex-presidente Fernando Collor. Com a decisão, o caso será retomado na próxima segunda-feira (28), às 11h, no plenário virtual da Corte. Até o momento, seis ministros já votaram pela manutenção da decisão do ministro Alexandre de Moraes, que determinou a prisão de Collor.
A condenação de Collor, proferida em 2023, envolve crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro relacionados à Operação Lava Jato. Segundo a denúncia, o ex-presidente recebeu R$ 20 milhões em vantagens indevidas por meio de contratos da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras, entre 2010 e 2014. Moraes considerou os recursos da defesa como tentativas de protelar o cumprimento da pena de oito anos e 10 meses de prisão.

Motocicleta, um passaporte para o 'céu'
Collor deverá cumprir a pena em um presídio em Maceió, onde reside. O julgamento ocorre em meio a críticas e debates sobre a atuação do STF e a repercussão das decisões judiciais envolvendo figuras políticas de destaque no Brasil.

ASSUNTOS: Brasil