Governo do Pará confirma primeira morte por coronavírus no estado
A Secretaria de Saúde do Pará confirmou nesta tarde a primeira morte pelo novo coronavírus no estado. A vítima era uma mulher, de 87 anos, que morava na Vila de Alter do Chão, em Santarém, no oeste paraense.
Segundo o UOL, a Secretaria informou que a morte ocorreu no dia 19 de março, mas o diagnóstico só foi confirmado hoje. Ainda de acordo com o órgão, a amostra foi coletada e o exame realizado em laboratório privado, mas foi notificado à secretaria de saúde local apenas após o óbito.
A Secretaria recebeu a informação no dia 25 de março, sendo encaminhado um inquérito epidemiológico, que concluiu que o óbito foi por covid-19.
A vítima, que tinha problemas de saúde e vivia acamada em casa havia mais de 10 anos, teve contato com pessoas que vieram de fora do Pará.
Alter do Chão é um balneário turístico famoso internacionalmente, com grande fluxo de turistas, mas a Secretaria de Saúde ainda não deu detalhes de como e com quem foi o contato da vítima.
Pelo Twitter, o Governador Hélder Barbalho, lamentou o registro do primeiro óbito no estado pela doença.
"É com muita tristeza que comunicamos esta notícia. Meus sentimentos aos familiares e amigos. Tenham a certeza de que nós continuaremos fazendo de tudo para garantir conforto social a cada um que mora no Pará. Nosso trabalho é para que não possamos viver outras vezes este momento", escreveu.
Hoje, o Pará tem 41 casos oficiais de coronavírus, com uma morte e o restante dos pacientes todos com quadro estável e em isolamento domiciliar.
Veja também
ASSUNTOS: COVID-19, morto, pará, Brasil, Coronavírus