App de carteira estudantil gratuita garante meia entrada em eventos culturais
Está marcado para esta segunda-feira (25), o lançamento oficial das carteirinhas estudantis digitais, anunciadas na última sexta (22), pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. O documento, batizado de ID Estudantil”, dá direito a meia entrada em cinemas, teatros, shows e outros eventos culturais.
De acordo com o ministro, o documento vai estar disponível para download gratuito no celular ou tablet para todos que estiverem cadastrados em uma instituição do ensino do país.
O cadastro é de responsabilidade das escolas e universidades, caso elas não realizem o cadastro de forma automática, o estudante pode procurar o setor responsável e fazer a solicitação.
O anúncio do ID Estudantil veio acompanhado de polêmica e muitas acusações de Weintraub contra UNE (União Nacional dos Estudantes), a Ubes (União Nacional dos Estudantes Secundaristas) e a ANPG (Associação Nacional de Pós-Graduandos) que até então, detinham o direito à emissão das carteirinhas físicas tradicionais.
As organizações cobram taxa de R$ 35 para expedir o documento e devem ser diretamente afetadas com a nova modalidade que é gratuita.
O MEC que acompanha o processo, informou ainda que está em fase de negociação com a Caixa Econômica para que a mesma faça a emissão da carteirinha física do ID Estudantil para o estudante que prefere ter o documento versão tradicional, a emissão também seria gratuita.
Caso não deseje o cartão, basta baixar a versão digital e apresentar na hora da compra do ingresso.
ASSUNTOS: carteirinha estudantil, carteirinha que garante meia entrada, estudantes, ID Estudantil, meia entrada, Ministro da Educação, Brasil