Governo Lula firma contrato para compra de armas não letais

ouça este conteúdo
|
readme
|
O governo federal firmou novos contratos, na sexta-feira (4), com a empresa brasileira Condor, especializada em armamentos não letais, durante a LAAD 2025, maior feira de defesa e segurança da América Latina. O acordo prevê o fornecimento de dispositivos como granadas de efeito moral, sprays de pimenta e gás lacrimogêneo, que serão inicialmente destinados ao Exército, com possibilidade de extensão à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
A medida reflete a diretriz da atual gestão em priorizar o uso de instrumentos de controle menos agressivos por forças de segurança. Em janeiro, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, já havia anunciado restrições ao uso de armas de fogo em abordagens a suspeitos desarmados ou em fuga, além da proibição de tiros de advertência.

Acesso à Justiça cada vez mais limitado
Os armamentos não letais são considerados alternativas eficazes para patrulhamento e operações de prisão, contribuindo para reduzir os riscos de ferimentos graves e mortes. A parceria também busca fortalecer a indústria nacional de defesa, estimulando a tecnologia brasileira e a geração de empregos especializados.

ASSUNTOS: Brasil