Governo retoma em agosto a atualização do cadastro do Bolsa Família
Portaria do Ministério da Cidadania publicada no "Diário Oficial da União" nesta segunda-feira (20) determina que serão retomadas, a partir de agosto, as ações de administração em nível municipal de benefícios do Programa Bolsa Família e as alterações cadastrais de famílias beneficiárias para gestão da folha de pagamento do Programa Bolsa Família.
Segundo um site de notícias do Globo, em maio, outra portaria determinou a suspensão das atualizações cadastrais de beneficiários do Bolsa Família enquanto o auxílio emergencial de R$ 600 estivesse sendo pago.
A portaria publicada nesta segunda estende a suspensão, por mais 6 meses, da averiguação e revisão cadastral no Bolsa Família, além do bloqueio, suspensão e cancelamento decorrentes do descumprimento das regras do programa.
Ao determinar as suspensões, o Ministério da Cidadania afirma considerar a necessidade de evitar aglomerações de pessoas e de evitar que os integrantes de famílias beneficiárias do Bolsa Família, assim como os cidadãos que trabalham em unidades de cadastramento destas famílias, exponham-se ao coronavírus.
O governo ressalta ainda que a operação do Bolsa Família e do Cadastro Único está prejudicada por situações como suspensão de aulas, direcionamento de unidades de saúde para atender aos infectados pela Covid-19, e pelo fechamento dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e demais postos de cadastramento.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil, cadastro bolsa família, governo, Brasil