Incêndio atinge presídio com 500 detentos no Rio de Janeiro
Um incêndio atingiu o presídio José Frederico Marques, em Benfica, na Zona Norte do Rio, na manhã desta quarta-feira (29). Pelo menos 4 quartéis do Corpo de Bombeiros atuaram para combater as chamas, que foram controladas.
Segundo um site de notícias do Globo, o subsecretário de Tratamento da Seap, o médico José Perrota, disse que quatro agentes e cinco presos inalaram fumaça. Os detentos receberam atendimento no pátio da unidade e os agentes foram levados para o Hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio.
Atualmente, o presídio possui 502 presos e tem capacidade para 624 detentos. O prédio foi evacuado e os internos foram levados para o pátio.
A Secretaria de Administração Penitenciária informou que, logo que as chamas começarem, foi executado o plano de evacuação previsto nas Normas Gerais de Ação (NGA) da unidade prisional.
O presídio é a porta de entrada do sistema penitenciário do Rio. Todos os presos passam pela unidade e são distribuídos. Permanecem no local os detidos para audiência de custódia e enquadrados no não pagamento de pensão alimentícia. De acordo com o subsecretário de Gestão Operacional Moisés Marques, o local atingido pelas chamas estava desativado.
As chamas teriam começado por volta das 10h30. Os bombeiros dizem que receberam o primeiro chamado às 10h50 e chegaram ao local às 11h. O fogo atingiu duas celas e foi controlado por volta de 11h30.
Havia cerca de 80 colchões no local, o que contribuiu para que as chamas se alastrassem. Funcionários da Seap disseram que o fogo teria começado por conta de um serviço de solda no segundo andar.
Veja também
ASSUNTOS: detentos, fumaça, incêndio, incêndio em presídio, incêndio no rio de janeiro, Brasil