Janones pede extinção do PL à PGR, alegando ameaça à democracia
O deputado federal André Janones (Avante-MG) protocolou um pedido à Procuradoria-Geral da República (PGR) para a extinção do Partido Liberal (PL), sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro. No pedido, Janones argumenta que o PL desviou-se de sua função pública ao atacar instituições democráticas, mencionando a "desconsideração da personalidade jurídica" prevista no Código Civil. O pedido foi feito na segunda-feira (2).
“A continuidade das práticas do Partido Liberal representa uma ameaça direta à ordem democrática e à paz social”, disse o deputado federal mineiro no documento. “O apoio a discursos de descrédito institucional, culminando em atos de violência, demanda uma intervenção enérgica para preservar a estabilidade do Estado Democrático de Direito”. O deputado afirma que a continuidade das práticas do partido representa uma ameaça à ordem democrática e à paz social.
O pedido foi feito após o atentado a bomba à sede do STF em 2022, que envolveu um candidato do PL. Além disso, o partido está no centro da investigação da Polícia Federal sobre a tentativa de golpe após as eleições de 2022, com indiciamentos de Bolsonaro e outros membros do PL. O Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos (GCAA) da PGR será responsável pela análise do pedido de Janones e do relatório da PF sobre a tentativa de ruptura institucional.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil