Compartilhe este texto

Justiça eleitoral mantém prisão de eleitor que publicou foto da urna mostrando voto

Por Portal Do Holanda

26/07/2024 10h29 — em
Brasil


Foto: Arquivo/Agência Brasil

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Rondônia confirmou, por unanimidade, a condenação de um eleitor por propaganda eleitoral irregular nas eleições de 2022. O réu foi punido por publicar uma foto da urna eletrônica com seu voto em uma rede social, prática considerada equivalente à boca de urna.

O tribunal manteve a multa de R$ 6,3 mil e a pena de 7 meses e 15 dias de detenção, substituída por prestação de serviços comunitários pelo mesmo período. 

Em 30 de outubro de 2022, o eleitor violou o sigilo do voto ao postar uma fotografia da urna no Instagram antes do fechamento das eleições. Embora tenha apagado a publicação após ser alertado, o ato foi identificado como infração eleitoral.

Os desembargadores do TRE/RO acompanharam o entendimento do Ministério Público Eleitoral, que considerou a postagem equivalente à distribuição de panfletos no dia da eleição. O acórdão, assinado em 23 de julho, reforça que infrações digitais devem ser punidas com a mesma rigidez que as físicas, dada a influência crescente das redes sociais.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil