Compartilhe este texto

Justiça suspende resolução que autoriza farmacêuticos a prescrever medicamentos

Por Portal Do Holanda

31/03/2025 18h42 — em
Brasil


Foto: Reprodução/Pixabay
Foto: Reprodução/Pixabay
ouça este conteúdo

A Justiça Federal suspendeu, nesta segunda-feira (31), a resolução que autoriza farmacêuticos a prescrever medicamentos, incluindo os que necessitam de receita médica para ser adquirido. A decisão é do juiz Aalôr Piacini, da 17ª Vara Federal Civil da Justiça no Distrito Federal.

A decisão ocorre após o Conselho Federal de Medicina (CFM) mover uma ação na Justiça para suspender a resolução do Conselho Federal de Farmácia (CFF). Para Piacini, "balcão de uma farmácia não é o local para se firmar um diagnóstico e tratamento de uma doença, sob pena do exercício ilegal da medicina".

Conforme o juiz, o CFF terá de divulgar a decisão em seu site e outros meios de comunicação institucionais. O não cumprimento da determinação gerará multa diária de R$ 100 mil.

Leia mais sobre o caso

Conselho autoriza farmacêuticos a prescrevam medicamentos; médicos reagem


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil