Lula cancela ida à Colômbia para COP-16 após acidente doméstico
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou sua viagem programada para a próxima terça-feira (29) à Colômbia, onde participaria da Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade, a COP 16, que ocorre em Cali de 21 de outubro a 1º de novembro. Esta é a segunda viagem internacional que Lula precisa desmarcar após um acidente doméstico no último sábado (19), quando ele caiu no Palácio da Alvorada, necessitando de exames médicos.
Na sexta-feira (25), a equipe médica do presidente divulgou uma nota informando que seu estado de saúde é estável, e ele está apto a retomar suas atividades em Brasília. Lula realizará novos exames na quarta-feira (30). Além do compromisso na Colômbia, o presidente também cancelou uma visita a São Paulo para participar da campanha de Guilherme Boulos, candidato à Prefeitura, durante o segundo turno das eleições municipais. O médico cardiologista Roberto Kalil Filho recomendou que Lula evite viagens longas de avião durante sua recuperação.
A COP 16, realizada em Cali, é a primeira conferência após a adoção do Quadro Global de Biodiversidade Kunming-Montreal, e deve contar com a presença de 12 chefes de Estado e mais de 100 ministros. Os países participantes apresentarão planos nacionais para cumprir os objetivos de proteção à biodiversidade, com o documento do Brasil atualmente em análise pelo Ministério do Meio Ambiente.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil