Lula concede medalha do Exército à campeã olímpica Bia Souza em alusão ao Dia do Soldado
Nesta quinta-feira (22), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu a Medalha do Exército Brasileiro à judoca Beatriz Souza, campeã olímpica em Paris 2024. Beatriz, que conquistou o ouro na categoria acima de 78 quilos e o bronze por equipes, recebeu a honraria no quartel-general do Exército, em Brasília.
Além de Beatriz Souza, o presidente também premiou o judoca Guilherme Schmidt e a jogadora de vôlei Natália Araújo, conhecida como Natinha, ambos medalhistas de bronze nos Jogos Olímpicos. Todos os três atletas fazem parte do programa de alto rendimento do Exército e possuem a patente de terceiro-sargento.
A cerimônia, que marcou o Dia do Soldado, contou com a presença de militares, autoridades, ministros do governo federal e membros do Supremo Tribunal Federal (STF), incluindo Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes.
A Medalha do Exército Brasileiro, instituída em 2016, homenageia civis, militares e instituições que prestaram serviços relevantes ao Exército.
Durante o evento, o comandante do Exército, general Tomás Paiva, destacou as contribuições dos soldados em várias frentes, incluindo combate ao garimpo, proteção aos Yanomami, combate às queimadas no Pantanal e socorro a vítimas das cheias no Rio Grande do Sul. Paiva também abordou as restrições orçamentárias, mas enfatizou a importância de equipar a Força com helicópteros, blindados e mísseis necessários para suas operações.
O general concluiu ressaltando que os verdadeiros soldados são aqueles que se dedicam com integridade e respeito às leis e à Constituição.
ASSUNTOS: Brasil, Olimpíadas 2024 em Paris