Compartilhe este texto

Mais de 40 alunos param no hospital após compartilharem agulha em aula

Por Portal Do Holanda

18/03/2025 12h11 — em
Brasil


Foto: Reprodução / Pixabay

Um episódio alarmante ocorreu em uma escola estadual de Laranja da Terra, na Região Serrana do Espírito Santo, onde 43 alunos foram submetidos a exames hospitalares após uma aula prática de Química. Durante a atividade, o professor utilizou a mesma agulha para coleta de sangue dos estudantes, gerando preocupação e alerta para riscos de infecção. A atividade, realizada sem autorização pedagógica, resultou na demissão do professor e na abertura de investigação pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu).

Os alunos, com idades entre 16 e 17 anos, participaram da aula de Práticas Experimentais em Ciências, que visava demonstrar a tipagem sanguínea. A situação gerou apreensão entre os pais, que buscaram as autoridades de saúde e policiais. A Secretaria Municipal de Saúde de Laranja da Terra prontamente acionou o hospital local e a Vigilância Epidemiológica para iniciar o protocolo de testagem. Tanto os alunos quanto o professor foram submetidos a testes para doenças infecciosas, com resultados negativos até o momento.

A médica infectologista Ana Carolina D'Ettores alertou para o alto risco do compartilhamento de agulhas, que pode levar à transmissão de doenças como HIV e hepatites B e C. Ela reforçou a importância do acompanhamento médico dos alunos, com exames de sangue regulares nos próximos meses, para monitorar possíveis manifestações de doenças. A médica destacou que "O recomendado é sempre que não se reutilize nem no próprio paciente a mesma agulha. Toda agulha que é utilizada por qualquer pessoa deve ser descartada após o uso. E claro, antes de utilizar a área que terá o contato com a agulha precisa ser higienizada e descartada de forma coleta, para o tipo de lixo específico apenas para material biológico".

As autoridades de saúde e educação se mobilizaram para garantir o acompanhamento dos alunos. A Sedu informou que os estudantes estão bem e frequentando as aulas normalmente, e que testes complementares estão sendo realizados. A Secretaria Municipal de Saúde e a Sesa realizaram uma reunião para definir os protocolos de acompanhamento, incluindo novos testes em 30 dias. A escola também promoveu um encontro com pais e alunos para esclarecimentos.

A Polícia Civil informou que o caso está sob investigação da Delegacia de Polícia de Laranja da Terra, e detalhes não serão divulgados no momento. A Sedu reforçou que a atividade foi realizada sem autorização e que todas as medidas necessárias foram tomadas. A Secretaria Municipal de Saúde segue acompanhando o caso, prestando apoio aos alunos e familiares.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil