Mala com rato morto e cabeça de cobra é apreendida em aeroporto

ouça este conteúdo
|
readme
|
Na última terça-feira (28), uma mala proveniente da Nigéria foi apreendida no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, durante uma fiscalização de rotina. A bagagem continha diversos restos mortais de animais, incluindo ratos empalhados, morcegos, camaleões, cabeças de cobra, bagres secos e a cabeça decapitada de um cachorro. Havia larvas entre os animais, o que chamou a atenção dos agentes do Vigiagro.
A mala era uma encomenda cujo destinatário aguardava do lado de fora da área de fiscalização. Diante da natureza incomum e potencialmente perigosa do material, a bagagem foi apreendida e encaminhada para incineração, seguindo os protocolos de segurança do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Proposta de redução da jornada de trabalho produz voto e desemprego
Segundo o Vigiagro, a entrada de tais produtos no Brasil poderia trazer riscos à saúde pública e à agropecuária nacional. Essa não é a primeira vez que o Vigiagro realiza apreensões semelhantes no Aeroporto de Guarulhos. Em novembro do ano passado, uma bagagem proveniente da China foi interceptada com 386 tartarugas de casco mole chinesas.
O Mapa, por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária, afirma que tem intensificado a fiscalização em aeroportos e portos, buscando impedir a entrada de materiais orgânicos que possam carregar pragas e doenças prejudiciais à agricultura e à pecuária brasileiras.

ASSUNTOS: Brasil