Compartilhe este texto

Marcelo Ramos critica Receita Federal e celebra revogação do monitoramento do PIX

Por Portal Do Holanda

16/01/2025 12h28 — em
Brasil



 

 

Manaus/AM - O ex-deputado federal pelo Amazonas, Marcelo Ramos (PT), utilizou suas redes sociais nesta quinta-feira (16) para se pronunciar sobre a recente revogação da medida que pretendia monitorar as transações do PIX. A decisão foi tomada na quarta-feira (15), após uma repercussão negativa e uma onda de fake news.

Ramos destacou a importância de discutir o PIX com serenidade e seriedade, afirmando que a Receita Federal cometeu um erro ao implementar uma medida desnecessária, que visava o controle sobre a renda de uma classe média que não costuma poupar e paga impostos sobre 100% de sua renda, já que esta é destinada ao consumo.

"Não é só um problema de comunicação, mas, acima de tudo, um problema de insensibilidade da Receita Federal do Brasil e de falta de cuidado em dialogar com os órgãos políticos, esses sim legitimados pela vontade popular, antes de publicar uma instrução normativa como essa. O governo acerta quando tem a humildade de perceber o equívoco, recua do que está equivocado e encaminha uma medida provisória com as medidas necessárias.", disse em um vídeo publicado no Instagram. 

Ele argumentou ainda que não faz sentido monitorar o PIX, uma vez que as movimentações são realizadas por meio de contas bancárias, que já são monitoradas desde 2003. O ex-deputado elogiou a decisão do Governo de revogar a Instrução Normativa e enviar uma Medida Provisória que realmente aborda questões importantes, como o monitoramento das contas de fintechs e o aumento do limite de monitoramento de R$ 2.000,00 para R$ 5.000,00.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil