Compartilhe este texto

MEC divulga cronograma e critérios de seleção para Sisu 2025

Por Portal Do Holanda

26/12/2024 17h50 — em
Brasil


Foto: Agência Brasil

O Ministério da Educação divulgou nesta quinta-feira o edital com o cronograma e os critérios de seleção para o Sisu 2025, o Sistema de Seleção Unificada. As inscrições para os estudantes interessados em ingressar em universidades e instituições federais são gratuitas e poderão ser feitas exclusivamente pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, no período de 17 a 21 de janeiro de 2025.

Para se inscrever no Sisu 2025, é necessário ter o ensino médio completo, ter participado da edição de 2024 do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, e não ter zerado a prova de redação. 

Em 2025, a edição do Sisu terá apenas uma etapa de inscrição. Assim, os candidatos vão disputar as vagas para o ano inteiro em uma única seleção. Serão ofertadas vagas para cursos com início previsto das aulas tanto no primeiro como no segundo semestres de 2025. 

O candidato não poderá escolher em qual semestre vai ingressar, pois isso vai depender de sua classificação no curso pretendido.  A classificação será de acordo com o desempenho do estudante no Enem 2024, primeiramente na modalidade de ampla concorrência. Após essa seleção, é prevista a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas.

De acordo com o Ministério da Educação, a oferta de vagas reservadas vai observar a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas.

O resultado da chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro, pelo Portal Único. Quem não for aprovado na primeira chamada, ainda poderá manifestar interesse em participar da lista de espera, entre os dias 26 e 31 de janeiro de 2025.

Para saber mais, basta acessar a página gov.br/mec.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil