Compartilhe este texto

Memes e figurinhas de macacos escondem maus-tratos; entenda

Por Portal Do Holanda

30/07/2024 22h25 — em
Brasil


Foto: Reprodução

Os memes e figurinhas de macacos em aplicativos de mensagens parecem engraçados, mas escondem os maus-tratos causados aos bichinhos, é o que aponta um relatório da Coalizão de Crueldade Animal nas Redes Sociais (Social Media Animal Cruelty Coalition - SMACC, em inglês) que reuniu 20 organizações de proteção animal.

O documento revela que muitos desses animais são retirados de suas mães ainda bebês, domesticados e tratados como humanos, tudo em busca de likes e visualizações nas redes sociais. Com isso, eles são submetidos a sofrimento psicológico.

O documento aponta ainda que 13% dos conteúdos exibem tortura psicológica, onde macacos são forçados a sentir medo e angústia por meio de sustos, provocações e privação de comida, para gerar reações que são posteriormente compartilhadas; 12% dos vídeos mostram macacos sendo torturados fisicamente; 60% dos links apresentam macacos de estimação sofrendo abuso físico.

Os macacos são animais selvagens que, naturalmente, não usam roupas e não andam eretos. Para que apareçam dessa forma nos vídeos, há uma realidade de violência nos bastidores. 

A entidade alerta para que as pessoas parem de dar engajamento aos vídeos em que mostram animais realizando atividades ou reações que não são característicos das espécies.

E o mais importante é denunciar como conteúdo de violência ou que viola as regras da plataforma quando perceber um desses conteúdos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil