Compartilhe este texto

Menino que usava remédio “mais caro do mundo” morre aos 5 anos

Por Portal Do Holanda

20/08/2024 14h44 — em
Brasil


Foto: Reprodução/Redes Sociais

O menino Guilherme Martini, de 5 anos, faleceu na última segunda-feira (19) em Campos do Jordão (SP), conforme confirmado pela família. Guilherme sofria de Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 1, uma doença rara e degenerativa.

Desde junho de 2020, os pais de Guilherme buscaram apoio público para arrecadar fundos para o medicamento Zolgensma, considerado o mais caro do mundo, com custo aproximado de R$ 6 milhões. Após intensas campanhas, conseguiram uma liminar em janeiro de 2021 que acelerou o acesso ao tratamento, liberado para o menino em maio do mesmo ano.

O Zolgensma foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) no final de 2022 para tratamento de AME tipo 1, sendo indicado apenas para bebês de até 6 meses que não necessitem de ventilação invasiva por mais de 16 horas diárias.

O velório de Guilherme foi realizado na manhã desta terça-feira (19) e o sepultamento está marcado para às 16h, no Velório Municipal de Campos do Jordão.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil