Mineira de 25 anos se torna a juíza mais jovem do Brasil

ouça este conteúdo
|
readme
|
A mineira Luísa Militão Vicente Barroso, de 25 anos, se tornou a juíza mais jovem em atuação no Brasil. Ela assumirá o cargo no TRF1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), em Brasília. Natural de Inhapim, no interior de Minas Gerais, Luísa saiu de casa aos 16 anos para estudar no Coluni/UFV (Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa) e, posteriormente, cursou Direito na mesma universidade.
Durante a graduação, Luísa estagiou no TRF1 e sempre manteve o foco em conquistar um cargo público, dedicando cerca de oito horas diárias aos estudos. Em um ano e meio de preparação, foi aprovada em concursos para promotora de justiça no MPBA (Ministério Público da Bahia), defensora pública na DPMG (Defensoria Pública de Minas Gerais) e, em outubro de 2024, veio sua aprovação como juíza federal no TRF1, onde ficou em segundo lugar após recurso aceito pela banca.

Motocicleta, um passaporte para o 'céu'
Apesar da rotina intensa, Luísa conciliou os estudos com a vida pessoal, casando-se em 2022 e mudando-se para Vitória da Conquista. Em suas redes sociais, ela comemorou o resultado e definiu a aprovação como a realização de um sonho que, segundo ela, "nem nos melhores sonhos ousou imaginar".

ASSUNTOS: Brasil