Ministério da Saúde atrasa vacinação contra Covid-19 nos estados
Apesar do acordo firmado entre o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, com governadores para a antecipação da campanha da vacinação contra a Covid-19 no Brasil, a pasta fez uma série de alterações nos horários de voo, o que vai atrasar o início da imunização.
O plano foi estabelecido durante reunião da pasta, na manhã desta segunda-feira (18), em Guarulhos (SP). Vários estados, como Sergipe, Maranhão e Paraíba, receberão os pacotes à noite. Autoridades estaduais aguardavam a entrega nos aeroportos e foram surpreendidas pelas mudanças.
"Todo mundo foi esperar no aeroporto, e nada. A previsão era meio-dia, depois mudou para 16h. Agora já deve ser 18h. Até que descarregue, não tem como iniciar hoje. Impossível. Só devo começar amanhã", disse o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), à Folha de São Paulo.
Por enquanto, três estados continuam sem previsão de horários de entrega: Rio Grande do Norte, Alagoas e Paraná.
O Rio de Janeiro, que fica a menos de uma hora de voo de São Paulo, onde estão as vacinas, deve receber as vacinas na madrugada de terça (19). A previsão anterior era de receber 13h desta segunda.
"Fui dormir 23:30h (chegada 9h) com uma planilha, acordei 5:20h com outra (chegada 18h) e agora há pouco fomos informados que chegará 22h. A imprensa estava toda no aeroporto, assim como sete aviões fretados e 240 caminhonetes. Tivemos que cancelar e refazer tudo", disse o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil