Compartilhe este texto

Moraes se posiciona contra anistia a condenados por atos golpistas

Por Portal Do Holanda

22/04/2025 15h57 — em
Brasil


Foto: Divulgação/STF
Foto: Divulgação/STF
ouça este conteúdo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), manifestou-se nesta terça-feira (22) contra a concessão de anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro. Durante a leitura de seu voto, que decidirá se seis denunciados do núcleo 2 da trama golpista se tornarão réus, Moraes destacou a gravidade dos atos e questionou as razões para defender a anistia, afirmando que não se pode admitir violência contra as instituições democráticas.

Moraes também rebateu críticas sobre sua atuação simultânea como relator, vítima e juiz nos processos relacionados ao plano Punhal Verde Amarelo. Segundo o ministro, as acusações não envolvem tentativa de homicídio contra ele como pessoa física, mas sim atentados contra as instituições democráticas. Ele enfatizou que os crimes investigados visam a abolição violenta do Estado Democrático de Direito e que a tentativa de golpe de Estado deve ser punida.

Os denunciados enfrentam acusações de organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, além de deterioração de patrimônio tombado. Moraes reforçou que os atos narrados pela Procuradoria Geral da República representam um ataque às instituições e à democracia, justificando a necessidade de responsabilização dos envolvidos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil