Novo golpe instala vírus que invade contas e rouba PIX

ouça este conteúdo
|
readme
|
Golpistas estão usando um vírus para invadir contas bancárias e desviar transferências feitas via PIX por meio do celular. A modalidade é a nova versão do golpe “mão invisível”, onde o criminoso fazia todo o processo de troca de dados manualmente.
O formato atual automatizou o golpe e está inserindo o vírus por meio de aplicativos de jogos que prometem grandes quantias em dinheiro para o usuário.

Pesquisa IPEA sobre homicídios no Amazonas pulou etapas
A partir do momento da instalação, o jogo começa a pedir permissão para acessar os dados do aparelho e assim consegue burlar até mesmo os apps de banco que usam biometria ou reconhecimento facial.
Caso o usuário não permita o acesso, o jogo continua exibindo a mensagem até que o mesmo autorize. Uma vez permitido, o “trojan” passa a acompanhar as transações bancárias realizadas e aproveita o momento em que o aplicativo processa a informação de pagamento para mudar o destinatário e a conta.
As dicas para fugir do golpe são: Não baixar app fora da loja oficial, não permitir acessibilidade à dados e arquivos, habilitar autenticação de dois fatores e usar um antivírus.

ASSUNTOS: Brasil