Paciente contrai HIV após transfusão com sangue contaminado
Um paciente foi infectado com o vírus da Aids após receber por engano, sangue contaminado em uma cirurgia em Erechim, no Hospital Santa Terezinha no Rio Grande do Sul.
De acordo com a investigação conduzida pelo Ministério Público, o banco de sangue da cidade foi interditado. A contaminação aconteceu no mês passado, quando uma pessoa foi internada no hospital para realizar uma transfusão de sangue.
A direção do banco de sangue de Erechim disse ao MP, que o sangue contaminado pelo vírus HIV foi detectado nos testes, mas na hora de separar as bolsas, uma funcionária teria se confundido e misturado com o material apto para uso. A responsável foi advertida e afastada.
A Justiça determinou que a vigilância sanitária estadual faça uma vistoria na Associação dos Receptores de Sangue de Erechim para verificar se todos os procedimentos estão sendo adotados.
O Ministério Público quer interromper o fornecimento de bolsas de sangue da associação que funciona há 27 anos e atende 32 cidades do Norte do estado.
O banco de sangue alegou por meio de nota que se trata de um caso isolado. Já a direção do hospital disse que está prestando todo o suporte e acompanhamento necessário ao paciente infectado.
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que
levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e
por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É
auditado
pelo IVC e ComScore.
ASSUNTOS: Brasil, HIV, infectado, rio grande do sul, Brasil