PF alerta STF sobre fuga de foragidos do 8/1 da Argentina para o Peru
A Polícia Federal (PF) informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que quatro brasileiros, envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023, fugiram da Argentina para o Peru. De acordo com a Interpol e autoridades peruanas, os fugitivos entraram no país por meio da Bolívia e do Chile. Os identificados são Antonio Alves Pinheiro Junior, Edilaine da Silva Santos, Romario Garcia Rodrigues e Rosana Maciel Gomes. A mudança de país implicou no reinício dos processos de extradição para os envolvidos.
Os quatro fazem parte de um grupo de 61 brasileiros que fugiram para a Argentina após os ataques em Brasília, com 59 tendo prisão decretada pelas autoridades argentinas. Desses, cinco foram presos, enquanto outros continuam foragidos. A PF já monitorava possíveis fugas para países vizinhos, como Bolívia e Peru, após o rompimento de tornozeleiras eletrônicas por parte dos investigados.
O STF recebeu o relatório da PF e enviou o caso à Procuradoria-Geral da República (PGR), que tem cinco dias para se manifestar sobre novos pedidos de extradição. O ministro Alexandre de Moraes solicitou atenção especial à situação, enquanto as autoridades brasileiras aguardam o retorno dos fugitivos.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil