PF deflagra operação contra falsificação de anilhas para tráfico de aves
A Polícia Federal (PF) realizou, nesta quarta-feira (11), uma operação para desmantelar uma organização criminosa especializada na falsificação de anilhas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). As anilhas, que são pequenas peças de metal utilizadas para identificar aves, estavam sendo adulteradas para dar aparência de legalidade a animais capturados ilegalmente, facilitando o tráfico de animais silvestres.
Segundo a PF, o principal suspeito do esquema liderava a fabricação e distribuição de anilhas falsas, com numerações oficiais vinculadas a aves já mortas ou desaparecidas no sistema do Ibama. Essas anilhas eram vendidas para traficantes de animais, que as colocavam em aves apreendidas de forma ilegal, tornando-as aparentes "legais" e permitindo sua comercialização.
O crime de falsificação de anilhas é passível de pena de prisão de dois a seis anos, além de multa. A operação visa coibir a ação de criminosos que alimentam o tráfico de animais e comprometem a fauna nacional.
ASSUNTOS: Brasil