Compartilhe este texto

PF deflagra operação e cumpre mais de 600 mandados contra membros de facção

Por Portal Do Holanda

31/08/2020 6h43 — em
Brasil


Foto: Reprodução TV Globo

A Polícia Federal deflagrou, na manhã de hoje (31), juntamente com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), uma operação policial que visa investigar o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro praticados por uma facção criminosa que atua em todos os estados do país.
A ação ocorre simultaneamente em 19 estados. Os dados obtidos na Operação Caixa Forte - Fase 1-  revelaram que os valores conseguidos com o comércio de drogas eram, em parte, canalizados para inúmeras outras contas bancárias da facção, inclusive para as contas do “Setor da Ajuda”, aquele responsável por recompensar membros da facção recolhidos em presídios.

Foram identificados 210 integrantes do alto escalão da facção que estão presos, mas recebiam valores mensais por terem ocupado cargos elevados na organização criminosa ou executado missões determinadas pelos líderes como, por exemplo, execuções de servidores públicos.

Para garantir o recebimento do “auxílio”, os integrantes do grupo indicavam contas de terceiros para não levantarem suspeitas ou serem rastreados. 
A atuação da Polícia Federal visa desarticular a organização criminosa por meio de sua descapitalização patrimonial, além da prisão de lideranças.

A ação de hoje envolve cerca de 1.100 policiais federais, que cumprem 623 ordens judiciais, sendo 422 Mandados de Prisão Preventiva e 201 Mandados de Busca e Apreensão, em 19 Estados da Federação e no Distrito Federal; além do bloqueio judicial de até R$ 252 milhões.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil