PM afasta 4 policiais após agente atirar em homem durante abordagem
A Polícia Militar afastou quatro policiais militares envolvidos em uma ação na qual um deles atirou em um homem que filmava uma abordagem na Zona Oeste de São Paulo. O caso ocorreu na madrugada de quarta-feira (25) na Rua Eusébio de Paula Marcondes, no Jardim D´abril. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) divulgou os afastamentos na quinta-feira (26) e informou a abertura de um inquérito para apurar a conduta dos policiais.
Imagens de câmeras de segurança mostram um dos PMs atirando à queima-roupa no homem que filmava. Ele foi socorrido e levado ao Hospital Antônio Giglio, em Osasco. Seu estado de saúde não foi divulgado. A PM também analisará as imagens das câmeras corporais dos policiais.
A versão dos policiais é de que o homem baleado tentou tomar a arma de um dos agentes, o que não é visível nas imagens. A SSP relatou uma "confusão generalizada" no local, onde moradores bloqueavam a rua com cones. As imagens mostram a chegada de viaturas, discussão entre policiais e moradores, um policial saindo da viatura já com a arma em punho, agressão com cassetete a um rapaz, uma mulher jogando bebida em um policial e, finalmente, o disparo contra o homem que filmava.
O caso foi registrado no 89° DP como "resistência, desobediência, desacato, legítima defesa e lesão corporal". A Polícia Civil também investigará o caso. A arma do PM que atirou foi apreendida para perícia e um homem de 40 anos foi detido por suspeita de participação no tumulto.
ASSUNTOS: Brasil