Ponte que liga Brasil e Argentina vai a leilão nesta terça-feira
Será realizado, nesta terça-feira (7), o leilão internacional para concessão da ponte de São Borja, que conecta Brasil e Argentina. O evento ocorrerá em Foz do Iguaçu (PR), conduzido pela B3, com outorga mínima fixada em US$ 40,8 milhões. A concessão terá duração de 25 anos, e a empresa vencedora será responsável por administrar o trecho, realizar manutenções e implementar melhorias, como novos acessos, áreas de apoio e um sistema de iluminação moderno.
Considerada estratégica para o comércio entre Brasil, Argentina e Chile, a ponte registrou, em 2023, a circulação de 19,9% do comércio bilateral entre Brasil e Argentina. O Ministério dos Transportes prevê investimentos de US$ 99 milhões no projeto, que inclui manutenção e outras intervenções no trecho de 15,62 km de extensão.
Inaugurada no fim da década de 1990, a ponte teve sua primeira concessão firmada em 1995, encerrada em 2020. Desde então, termos aditivos mantiveram a operação com a Mercovia S.A. até o lançamento do novo edital. O contrato com a nova concessionária deverá ser assinado em 22 de abril de 2025.
ASSUNTOS: Brasil