Compartilhe este texto

Prefeito do Ceará usa lança-chamas durante campanha e vira alvo da PF

Por Portal Do Holanda

03/09/2024 11h52 — em
Brasil



O prefeito de Baturité (CE), Herberth Mota (Repubicanos), fez o uso indevido de um lança-chamas durante uma campanha eleitora, no último final de semana. Como consequência, ele virou alvo da Polícia Federal por supostos crimes eleitorais e violações do Estatuto do Desarmamento. 

As investigações começaram após a denúncia de que o equipamento incendiário foi usado em via pública, expondo a comunidade a riscos de incêndio e danos físicos. O prefeito inclusive publicou na sua conta do Instagram vídeos portando o objeto. A PF alega que o uso do lança-chamas contraria o artigo 22 da resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que proíbe itens que perturbem a ordem pública durante campanhas, incluindo fogos de artifício e equipamentos similares.

A operação, deflagrada nesta terça-feira (3), envolve quatro mandados de busca e apreensão, sendo um em Fortaleza e três em Baturité, todos expedidos pela Justiça Eleitoral do Ceará. A PF afirma que a ação temerária de Mota está ligada ao contexto eleitoral e simboliza uma afronta à estabilidade pública.

Os artefatos incendiários foram apreendidos e serão analisados como parte da investigação. 

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil