Primeira vacina brasileira contra gripe aviária entra em fase de testes

ouça este conteúdo
|
readme
|
O Instituto Butantan, em São Paulo, recebeu autorização da Anvisa para iniciar os testes clínicos da primeira vacina brasileira contra a gripe aviária. A pesquisa envolverá 700 voluntários, recrutados nos estados de Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo. Os participantes serão divididos em dois grupos, entre 18 e 59 anos e acima de 60 anos, seguindo critérios rigorosos de elegibilidade.
Os voluntários serão acompanhados por sete meses, durante os quais receberão duas doses da vacina ou de um placebo, com intervalo de 21 dias entre as aplicações. Exames detalhados, como análises bioquímicas, hematológicas e sorológicas, serão conduzidos para avaliar a segurança e a eficácia do imunizante. A Fiocruz Pernambuco e o Plátano Centro de Pesquisas Clínicas liderarão os trabalhos de análise imunológica e celular.

Acesso à Justiça cada vez mais limitado
A iniciativa é um marco para a ciência brasileira, com potencial para prevenir futuras crises sanitárias. A vacina busca proteger contra possíveis pandemias, ao criar anticorpos eficazes contra a gripe aviária, que apesar de rara em humanos, representa uma ameaça global em situações de transmissão.
Veja também

ASSUNTOS: Brasil