Quarentena por conta do coronavírus evitou mil mortes no RJ, diz secretário
O secretário de saúde do Estado do Rio de Janeiro, Edmar Santos, afirmou nesta terça-feira que cerca de mil vidas foram salvas por conta do isolamento social recomendado para diminuir a propagação do novo coronavírus.
Em entrevista à rádio Bandeirantes RJ, Santos afirmou que Estado já observa uma redução no número de pessoas infectadas em comparação com ao que projeções feitas antes da quarentena indicavam.
"A gente já observa uma tendência no achatamento da curva. Não só no número de casos como também das internações hospitalares. O esforço das pessoas está surtindo efeito. O seu esforço está valendo a pena", afirmou o secretário.
"A projeção nossa é de redução de mil mortes por conta da mudança da curva respondendo ao isolamento social", acrescentou.
Apesar da redução, o secretário de saúde reforçou que o isolamento social ainda é necessário para continuar diminuindo o contágio pelo novo coronavírus.
Segundo o UOL, o secretário também destacou durante a entrevista que o Estado tem observado um número crescente de jovens infectados pelo novo coronavírus e não só pessoas idosas.
"Temos tido casos graves em bastante jovens. Segunda faixa de população que mais tem internado é de 30 a 39 anos. Só está sendo liderado pelos de 60 a 69. Os pacientes que agravam estão chegando com um pouco de falta de ar e tendo uma evolução muito dramática na maioria das vezes", explicou Santos.
Veja também
ASSUNTOS: COVID-19, isolamento, quarentena, rio de janeiro, saúde, secretário, Brasil, Coronavírus